Ciências Passos na Areia

Ciências Passos na Areia são os primeiros passos rumo a descoberta da competência leitora e escritora, e como educadores estamos caminhando ao lado de nossos alunos para auxilia-los nessa descoberta. E neste blog deixaremos nossos depoimentos de como nós próprios iniciamos essa caminhada. Também algumas situações aprendizagens (S.A) que utilizamos em nossas escolas.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Gostaríamos de compartilhar com vocês a coleção de depoimentos produzidos pelos integrantes do grupo:


Depoimentos de leitura e escrita.

Depoimentos de Cláudia Lyrio:

Me lembro do primeiro livro que li e me deixou maravilhada, que foi Sigismundo do Mundo Amarelo, eu tinha 9 anos de idade, num momento bem difícil em minha família com a doença de meu irmão, meus pais estavam totalmente voltados a esse problema, e eu apenas podia ver o sofrimento deles e ficar de lado e claro como toda criança nessa idade, egocêntrica, me refugiei em uma biblioteca que ficava ao lado de minha casa, lá entre livros de Cecilia Meireles e Monteiros Lobatos, escolhi esse que nem me lembro o autor, mas me lembro muito bem da estória que narra a aventura de um menino, não contente com sua realidade resolver criar um mundo só dele, e como gostava muito de amarelo, seu mundo era amarelo, pois bem assim fiquei lendo até as 21:00 hrs sentada no chão dos corredores, só me dei conta da hora quando apagaram as luzes e iam me trancar lá, pois não haviam notado minha presença, imagina só minha reação, comecei a gritar, e quando cheguei em casa, todos aflitos me procurando, e a criança aqui triste percebe que mesmo em meio a outros problemas havia um lugarzinho pra mim afinal, e gosto de compartilhar essa narrativa com meus alunos, pois vejo em alguns esse sentimento que em mim na época aflorava, e claro equivocado.
 Ah e não esquecendo a partir dai nunca mais parei de ler, já foram tantos que nem me dou conta, uma autora que adoro é a Zibia Gasparetto, que já li todos os romances dela, e claro livros acadêmicos para me manter atualizada, e atualmente espero poder adquirir Cem Bilhões de Neurônios - 2ª Ed. - Roberto Lent, um livro de neurociência afinal esse assunto também me fascina.

Depoimento de Leticia:

A leitura é algo que realmente nos impulsiona a busca e novos horizontes. Recordo que minha primeira experiência com a leitura foi com o Livro Pollyana de Eleanor H. Potter, que fascinou-me de tal forma que despertou em mim o grande prazer de conquistar outros para o mundo fascinante do ler. Houveram outros livros na minha infância, e esse não foi o primeiro, mas o que realmente me marcou foi este, tanto que os outros não recordarei o nome.
Muitos outros vieram na sequência, como por exemplo a Coleção Vaga Lume! Ótima série de livros que contagiava a todos. Hoje não vejo mais para vender, mas se visse com certeza recomendaria!
Hoje consigo, por meio da minha profissão, contagiar alguns da nossa comunidade a fazer parte deste processo de leitura, que é um dos nortes da conquista do ser humano.

Depoimento de Simone Melo:

Interessante o tema do fórum em relatar as experiências mais significativas no mundo da leitura e escrita , pois me fez relembrar de um livro infanto juvenil chamado "A montanha encantada"de Maria José Dupre até então era uma leitura obrigatória para a prova Língua Portuguesa jamais imaginei que iria me apaixonar pela aventura e personagens, aonde eu ia o levava comigo, e ficava me imaginando na historia, nos cenários, fazia propaganda do livro , tentando convencer meus colegas a lerem também, queria compartilhar junto com eles toda aquela emoção enfim foi uma leitura tão prazerosa que abriu caminho para outras tantas depois comecei a ler “ Éramos Seis” por coincidência da mesma autora e após o encerramento da novela matei a saudade dos personagens no livro que faz parte da Coleção Vaga Lume que foi um clássico na literatura infanto juvenil.

Depoimento de Ivanilda Aparecida Bitencourt Dionisio:

Quanto a minha experiencia com leitura foi e é muito fascinante saber ler e escrever e agradeço a Deus todos os dias. Sei que é um privilegio de pouco, lamentável saber que no mundo ainda existam pessoas analfabetas. Reconheço que algumas vezes me falta tempo para ler mais, mas procuro ler quando dá. Incentivo muito meus alunos a gostarem de ler.  Falo sempre para eles que a leitura é a porta para a liberdade e é um dos maiores privilégios dos quais o ser humano pode gozar. E  livro que li na infância e consigo lembrar-se dele ate hoje, foi à ilha perdida

21 comentários:

  1. Muito interessante seu depoimento!
    Você se refugiou em livros, e eu penso exatamente assim quando penso em ficar sozinha. Parece que a gente vai para outro mundo mesmo.
    O livro que estou lendo fala sobre a vida de Jesus. Não sou nenhum pouco religiosa e estou gostando muito da história. O nome do livro é Operação Cavalo de Tróia de J.J. Benitez. E agora estou interessada em adquirir o segundo volume! Mas tem tantos na lista! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Cláudia, seu relato nós faz refletir o quanto a leitura pode ser surpreendente em nossa vida. Em um momento tão crítico como a colega Letícia relatou o mundo da leitura se tornou um refúgio que de certa forma lhe proporcionou conforto, apesar do susto que sua família passou ate lhe encontrar é compreensível sua atitude,já que as crianças de um modo geral não tem as mesma perspectiva de problemas como os adultos.

    ResponderExcluir
  3. Estou fazendo a leitura do livro " Porque as coisas caem?" Como o título indica o livro é sobre a questão da gravidade que é relatada de uma forma bem inusitada e divertida com encontro de dois gênios Isaac Newton e Albert Einstein que na historia são grandes amigos. Estou no começo da leitura,inclusive me interessei pelo livro durante os encontros presenciais do curso.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Achei interessante o tema do fórum em relatar as experiências mais significativas no mundo da leitura e escrita , pois me fez relembrar de um livro infanto juvenil chamado “A montanha encantada “de Maria José Dupre até então era uma leitura obrigatória para a prova Língua Portuguesa jamais imaginei que iria me apaixonar pela aventura e personagens, aonde eu ia o levava comigo, e ficava me imaginando na historia, nos cenários, fazia propaganda do livro , tentando convencer meus colegas a lerem também, queria compartilhar junto com eles toda aquela emoção enfim foi uma leitura tão prazerosa que abriu caminho para outras tantas depois comecei a ler “ Éramos Seis” por coincidência da mesma autora e após o encerramento da novela matei a saudade dos personagens no livro que faz parte da Coleção Vaga Lume que foi um clássico na literatura infanto juvenil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto mesmo professora a leitura além de enriquecer o vocabulário e a cultura, também força áreas de nosso cérebro a se desenvolverem e assim ativa algumas conecções neurais, que se não usadas vão se atrofiando, assim como nossos músculos, e nos leva a mundos que apenas iriamos em sonhos, muito bem Parabéns

      Excluir
  6. Oiii Claudia me lembrei agora de um livro que li na infância e consigo lembrar-se dele ate hoje, foi à ilha perdida. É um livro simples, mas para os iniciantes da leitura infantil foi muito bom. É sempre bom lembrar-se de coisas que te fizeram bem.

    ResponderExcluir
  7. Ivanilda
    Oi! Realmente nós somos pessoas abençoadas por Deus por saber ler escrever é triste encontrarmos pessoas que não sabem ler é como se não tivesse sua identidade.

    ResponderExcluir
  8. Byanka Gabriela Batista 2 f Numero:07.
    Bom o índice de obesidade esta sendo muito maior hoje em dia a maior parte da população obesa são os adultos mais boa parte são crianças de ate 5 anos de idade são obesas.

    ResponderExcluir
  9. Letícia Carolaine da Silva N:26 Serie:2 F
    Hoje em dia a obesidade foi esquecida,não só pelos obesos,mais também pelo governo.Uma pessoa que sofre com obesidade além dela sofrer bullying,ela não consegue se manter na sociedade,e, isso é muito triste e o governo não está nem um pouco preocupado com a obesidade.

    ResponderExcluir
  10. Plínio Aneor 2°G N° 31

    A obesidade é um assunto que eu não me sinto muito bem falando sobre isso por que quando era eu era entre 4° até 8° +- eu era muito Gordo mesmo mas não foi por relaxo meu foi por causa de um acidente q eu sofri no pé Quando era novo i fiquei muito tempo parado só comendo dormindo tomando remedi cheguei a pesar 78 Kg com 1,64 de altura i aos 14 anos c não me engano i foi um tempo muito sofrido pra mim todos me zuavam não aguentava fazer nada Hoje estou com 69 Kg com 1,75 de altura e 17 anos bem diferente mas deixe meus problemas comigo .
    Então a obesidade só vai crescer por que a tecnologia cresce e a população também mulheres e homens obesos vão ter filhos obesos é assim vai . Só sei c a obesidade não se controlar rápido logo não vai mas existir pessoas não obesas

    ResponderExcluir
  11. Nome: Levy Marques Vieira N°: 27 2° " F"
    A obesidade é considerada uma doença crônica que se relaciona a várias doenças, diminuindo assim a expectativa de vida do ser humano, podendo se desenvolver não só em adultos, como em crianças e adolescentes, sendo causada por herança genética, falta de atividade física ou até mesmo problemas psicológicos, que leva a pessoa a um excesso de gordura.

    ResponderExcluir
  12. nome:mislene n*35 série:2*f obs :continuação

    a obesidade infantil vem aumentando em criança quanto em adulto no mundo,os transtornos alimentares tambem apresentam um aumento significativo de sua prevalencia,A Anorexia Nervosa, a Bulimia Nervosa e o Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica são os transtornos alimentares mais incidentes atualmente, Anorexia e Bulimia Nervosa ocorrem em adolescentes e mulheres adultas jovens.

    ResponderExcluir
  13. nome:kelly alves dos santos n*24 serie:2*f continuação
    no ultimo ano a obesidade em todas as faixas particulamente em jovens e crianças a abordam aspecto do apetite e com os fatores geneticos de um a enorme quantidade de genes envolvidos com problemas de obesidade o tratamento é de uma condição de um disturbo metapolico que eleva sa vezes prevaleci o transtorno alimentar que causa obesidade nos jovens.

    ResponderExcluir
  14. Kamila Carvalho Vilela N 21 2°F

    Boa noite gente, então foi muito bom eu relembrar da obesidade pois ela estava muito esquecida hoje, e com isso pude ver o quanto ela está perigosa hoje em dia principalmente quando se fala no estilo alimentar dos país, que influenciam na vida dos filhos! O fato é que muitas crianças que são obesas vem da alimentação de casa. E se a criança já nasce com a obesidade pode ser genética dos país pois se um deles tem obesidade e essa criança nascer obesa é fato que a tendência foi dos país ou se a criança vem ficando obesa em meio a seu crescimento isso é grave pois pode causar muitas doenças graves e seus país terão parcelas de culpa pois foram eles que influenciaram a criança ficar obesa sem vigiar...!
    K

    ResponderExcluir
  15. Letícia Carolaine da Silva N°26 2°F
    A obesidade é um distúrbio caracterizado no excesso de peso no individuo. Acontece quando a pessoa começa se alimentar errado,e,a partir disso começa a ganhar peso além do previsto para sua altura,idade e sexo.A obesidade começa a se desenvolver,traz problema de saúde e mental,como:colesterol alto,glicose no sangue,problemas de circulação,cardíacos e respiratórios,baixa auto-estima,depressão,etc.
    Na maioria das vezes as pessoas sabem que são obesas,mas não vão a procura de médico porque sofre algum tipo de preconceito,é uma doença grave que já atingi muitas pessoas.
    Muitas das vezes pode ser hereditário,mas se os pais da criança forem magros ela pode ser obesa,e atinge mais meninos.

    ResponderExcluir
  16. Marta Carvalho : 2ºG , Nº37 ....
    A obesidade infantil é quando a mãe por ter uma alimentação errada durante a gravidez dá a luz um bebê predisposto a ser uma pessoa obesa.O perigo da má alimentação das gravidas .sendo responsável para o desenvolvimento de uma obesidade genética .
    Quando a gravida come uma grande quantidade de carboidratos ,principalmente acucares durante a gestação há uma alteração genética no bebê . e este já nasci com predisosicao para tornar-se obeso , ainda na infância .As mulheres gravidas , devem ter uma alimentação saudável rica em frutas ,legumes , verduras etc... diminuindo o consumo de guloseimas para que as crianças nascem mais saudáveis .

    ResponderExcluir
  17. Thamires de Freitas Pereira nº36 2ºG
    A obesidade infantil na maioria das vezes é causada pela alimentação exagerada de Fast food, salgadinhos e doces entre as crianças. Estas acadam criando alterações em seus genes mudando o apetite e a forma como o organismo processa os nutrientes.
    Além disso, a obesidade pode ocorrer geneticamente durante a gravidez em que, a mãe acada alimentando-se mal tendo assim um bebê com predisposição para ser uma criança obesa.
    Durante a gravidez, é essencial uma alimentação de frutas, verduras e legumes pois consegue-se assim, ter um bebê saudável.

    ResponderExcluir
  18. Bruno Teixeira da Rocha 2ºE Nº03

    Além de tudo podemos afirmar que a obesidade infantil é com certeza um mal habito de uma criança, que parcialmente tem a influencia dos pais.
    Pelos motivos de desde o começo da gestação da mãe, ela só comer alimentos gordurosos aonde ela não engorda, mas o bebê sim já nasce com tendência a obesidade ou já nasce obesa mesmo o pai e a mãe sendo magros ou não. Contudo temos que ter cuidado na criação dos nossos filhos daqui para frente, se alimentar saudavelmente, porque isso não é só com crianças e com adultos jovens também. Todos temos que ter uma vida saudável desde criança.

    ResponderExcluir
  19. Stefanie Cristina .S. Pereira. Nº 34 2ºE
    A obesidade pode estar relacionada a fatores hereditários, mas também a maus hábitos alimentares e sedentarismo.
    A prática de exercícios físicos aliada à alimentação equilibrada são regras fundamentais para todas as crianças.A criança aprende pelo modelo dos pais, por isso, quando os veem se exercitando, tal atitude serve de estímulo para que ela aprenda desde cedo a adquirir hábitos saudáveis. Quando os pais são sedentários, os filhos provavelmente o serão, e futuramente podem desenvolver doenças como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos.
    Fugir da atração da TV e dos computadores e adotar brincadeiras que requerem movimentação, como esconde-esconde, pega-pega e amarelinha é um hábito saudável que pode ser estimulado pelos pais.

    Quanto à prática de alguma atividade física, essa precisa ser bem orientada, para que o exercício seja adequado à faixa etária. Outro aspecto importante é considerar a preferência da criança, assim ela desfruta mais dos benefícios do exercício, que, além de físicos, propicia também o convívio com o outro e o aprendizado de regras.

    ResponderExcluir
  20. Alessandra M.dos Santos. 2°g .n° 2

    A obesidade infantil pode ser causada pela mal alimentação( exagero nas guloseimas, salgados e refrigerantes ).Mas também pode ser causada por genética quando a mãe na gravidez come muita besteira, a criança nasce e só aceita isso como alimento acreditando que é saudável.Então tem que tomar muito cuidado na alimentação na gestação para que tenha um filho saudável.

    ResponderExcluir