Ciências Passos na Areia

Ciências Passos na Areia são os primeiros passos rumo a descoberta da competência leitora e escritora, e como educadores estamos caminhando ao lado de nossos alunos para auxilia-los nessa descoberta. E neste blog deixaremos nossos depoimentos de como nós próprios iniciamos essa caminhada. Também algumas situações aprendizagens (S.A) que utilizamos em nossas escolas.

sábado, 28 de setembro de 2013

Situação aprendizagem - Ser humano e saúde -


A situação aprendizagem resulta de um processo de formação que propõe atividades com objetivos de desenvolver a 
Habilidade seguinte: 
Reconhecer argumentos e propostas que expressem a visão de que saúde é um bem pessoal, que deve ser promovido por meio de diferentes ações (individuais, coletivas e governamentais) , com base em textos.

" Transtornos alimentares e Obesidade Infantil"

Tempo previsto: 3 aulas
Sondagem:
A partir da leitura da imagem realizar um diálogo com o aluno sobre o que seja obesidade.

Problematização:
Através da reportagem “Obesidade infantil” fazer o aluno observar a realidade que a manchete trás.
Alimentação influencia na obesidade?
Que doenças podem ocorrer em decorrência da obesidade?
Por que a obesidade infantil é preocupante?
Quais alimentos estão relacionados com a obesidade infantil e outros problemas de saúde?
Obesidade infantil  - Por Guilherme Prendin

O docinho consumido na hora do recreio, a bolachinha de depois do almoço e o salgadinho do final de tarde, aliados ao sedentarismo, estão fazendo com que cada vez mais jovens se tornem obesos em todo o mundo. Confira a seguir as causas e consequências desse grave problema e também o que está sendo feito para combatê-lo.

Em tempos em que os principais meios de diversão de crianças e adolescentes são o computador e o videogame, um problema cresce de forma cada vez mais rápida: a obesidade infantil. Em um recente levantamento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) detectou índices preocupantes: 155 milhões de jovens apresentam excesso de peso em todo o mundo, ou seja, uma em cada dez crianças é obesa. Só no Brasil, a obesidade cresceu aproximadamente 240% nos últimos 20 anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o país apresenta 6,7 milhões de crianças com esse problema. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, nos últimos 30 anos o índice de crianças obesas passou de 3% para 15% no país.


Segundo a nutricionista Sheyla Santos Quelle Alonso, existem vários fatores que são determinantes no processo que leva à obesidade. Um dos principais é o sedentarismo. “Atualmente, a maioria das atividades de lazer das crianças não envolve exercício físico, ou seja, elas muitas vezes se distraem no computador, na televisão e no videogame.
Antigamente, as crianças jogavam bola e soltavam pipa muito mais do que hoje em dia. Essa inatividade aumenta, e bastante, as chances de elas virem a ganhar peso”, garante a médica, que destaca também o baixo valor nutricional dos alimentos consumidos pelas crianças.


Como outro fator que contribui para agravar o problema. “Hoje as indústrias fabricam muitas guloseimas e alimentos ricos em gorduras, opções que atraem as crianças. Isso, somado ao fato de os pais não controlarem muito a alimentação dos filhos, acaba levando à obesidade”, afirma.







Como consequência desses fatores, surgem os problemas de saúde. De acordo com a nutricionista e professora do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (entidade que integra o Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo), Isa de Pádua Cintra, há alguns anos não se poderia imaginar que uma pessoa com 9 ou 10 anos de idade pudesse ter grandes probabilidades de sofrer enfarte, derrame ou apresentar diabete do tipo 2, problemas comuns em adultos. Com os crescentes índices de obesidade infantil, essas e outras enfermidades — como hipertensão, aumento da pressão arterial, distúrbios hormonais, alterações na postura e colesterol alto — passaram a fazer parte do cotidiano dos jovens com excesso de peso. 
A nutricionista Isa de Pádua Cintra: o sedentarismo é um dos fatores que ajudam a criança a ganhar peso.

Veja a reportagem na integra no site: 
 http://www.educacional.com.br/reportagens/obesidade/ 


Cálculo do índice de massa corpórea (IMC)
Quem sabe o que significa?


É uma ferramenta de triagem útil para avaliar o peso de um indivíduo, em relação à sua altura.
No entanto, é possível alguém ter um IMC elevado, devido ao grande volume de massa muscular, e não pelo excesso de gordura corporal.

Por exemplo: Um indivíduo com 58 kg e 1,62 m:
IMC= 58/1,62 x 1,62
IMC=58/2,62 
IMC=22 Kg/m2


Tabela para o cálculo do IMC infantil
Meninos
Idade
Normal
Sobrepeso
Obesidade
6
14,5
mais de 16,6
mais de 18,0
7
15
mais de 17,3
mais de 19,1
8
15,6
mais de 16,7
mais de 20,3
9
16,1
mais de 18,8
mais de 21,4
10
16,7
mais de 19,6
mais de 22,5
11
17,2
mais de 20,3
mais de 23,7
12
17,8
mais de 21,1
mais de 24,8
13
18,5
mais de 21,9
mais de 25,9
14
19,2
mais de 22,7
mais de 26,9
15
19,9
mais de 23,6
mais de 27,7
Meninas
Idade
Normal
Sobrepeso
Obesidade
6
14,3
mais de 16,1
mais de 17,4
7
14,9
mais de 17,1
mais de 18,9
8
15,6
mais de 18,1
mais de 20,3
9
16,3
mais de 19,1
mais de 21,7
10
17
mais de 20,1
mais de 23,2
11
17,6
mais de 21,1
mais de 24,5
12
18,3
mais de 22,1
mais de 25,9
13
18,9
mais de 23
mais de 27,7
14
19,3
mais de 23,8
mais de 27,9
15
19,6
mais de 24,2
mais de 28,8

Sistematização:
Leitura da reportagem “Obesidade Infantil” 
Identificar no texto as causas da obesidade infantil
Cálculo do índice de massa corpórea (IMC)
Vídeo  -  “Obesidade: Prevenção”
Recursos:
Texto jornalístico;
Imagens retiradas da internet.
Avaliação:
Através de debate em grupo , levar os alunos a discutir e reconhecer a saúde como indicador de saúde e de qualidade de vida.
Produção de reportagens ou notícias sobre a obesidade infantil pelos alunos.

62 comentários:

  1. Essa situação de aprendizagem além de ser utilizada nos 7 anos, é importante que seja utilizada em outros também, pois é uma questão de saúde. Vejo muitos alunos em horários de intervalo se alimentando de forma inadequada, deixando de lado a merenda servida diariamente na escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi muito bom você falar que eles deixam de lado a merenda escolar, você acredita que depois que trabalhei esse tema com os 7 anos, eles vieram me perguntar se eu comia a merenda da escola? Respondi que sim, e que a merenda é testada por nutricionistas e as receitas são distribuídas pelas escolas, e que o cardápio é igual em todas as escolas, por esse motivo, e que tem tudo que o aluno necessita em fase de desenvolvimento, você vê que eles tinham um certo preconceito com a merenda e quando disse que as receitas são testadas por nutricionistas e as merendeiras seguem essas receitas eles mudaram de ideia e deixaram as coxinhas da cantina pra me acompanharem na merenda escolar. Percebe como nosso exemplo é importante?

      Excluir
  2. Mariana regina = a culpa vem dos proprios pais , porque tudo que os filhos pedem os pais comprão, por isso vem a obesidade.

    ResponderExcluir
  3. A culpa são totalmente dos pais, pois não ensinam seus filhos a se alimentarem corretamente, a pessoa acaba entrando em depressão e engordão mais.

    ResponderExcluir
  4. Lucas Roger : A culpa de essas pessoas serem obesas não é só dos pais mas também dos filhos que não se dedicam a emagrecer, e consequentemente sofrem bullyng e entram em depressão ,em alguns casos até se matão por se acharem estranhos.

    ResponderExcluir
  5. Renan Nunes: muitas pessoas pesam q a obsedidade morbida é redefinida pro maus abitos alimentares ou falta de pratica esportiva, mais muitas pessoas pode nascer com a obesidade morbida ou estremamente acima do peso por ter recebido de seus pais hereditariamente porem mesmo q os pais tenham a saudade perfeita pode ter obsidade morbida pela genetica de seus pais e mesmo q tenha uma boa alimentaçao e pratique esportes vai ser muito dificil ter o corpo desejado e mesmo q consiga seria muito dificil mante-lo.
    Douglas : mesmo muitos pensando que a obesidade infantil ocorre apenas porque a criança n'ao pratica exercícios ou comendo muito esse pode n'ao ser o verdadeiro motivo, algumas criam já nascem com a predestina;'ao a obesidade devido a genes passados de pais para filhos

    ResponderExcluir
  6. realmente quando não ha bons habitos alimentares a pessoa perde o controle do seu peso , as vezes geneticos ou alimentares . mas idependente disso devemos ter habitos saudaveis para melhor aproveitamento de sua vida e um bom corpo fisico . Joice Yamada 2D

    ResponderExcluir
  7. Entre as influências mais importantes das escolhas de crianças e jovens contam-se os níveis de satisfação com o corpo, o tempo despendido face à TV e a publicidade sobre alimentos. Sobre-ingestão e excesso de peso e obesidade são algumas as consequências negativas. Compreender o comportamento alimentar e os seus determinantes é um passo importante para o desenvolvimento de estratégias de prevenção. Johnn Lennon

    ResponderExcluir
  8. Talia Paula : Hoje em dia os principais meios de diversão das crianças de hoje e dos adolescentes são o computador e acabam não fazendo exercício físicos no tempo de lazer acabam ficando só no computador e não ligando para seu corpo, e ficando em depressão em algumas vezes até problemas de saúde graves ocorre, obesidade infantil é um tema muito interessando abordado, crianças sofrem bastante com o bullyng na escola e ficam mais e mais em depressão e piorando cada vez mais etc..

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renan Nunes
      realmente essa pagina é muito boa, recomendo

      Excluir
  10. A obesidade pode ocorrer com a criança antes mesmo de seu nascimento, por "maus" hábitos alimentares da mãe. Pode vir junto com a genética que a criança carrega e também por maus hábitos alimentares e falta de exercícios físicos regulares durante a vida. Por isso é recomendável manter uma rotina de exercícios físicos e uma boa dieta alimentar regular.

    ResponderExcluir
  11. Ingrid Marcolino 2ºD E
    Natália Carmo
    hoje em dia a obesidade infantil esta crescendo rapidamente, isso traz sérios riscos a saúde, e muitos pais são irresponsáveis em não prestar atenção nas refeições de sues filhos.

    ResponderExcluir
  12. Yohan & Lindinês : As Adolecentes e Crianças, Elas Preferem Ficar Mil Vezes Na Frente de Uma Tv , Redes Sociais , Video Game e Ficar Comendo o Tempo Todo e Esquecem de se Cuidarem e cuidar da sua saúde , eles comem tanto Que Podem Ficar até obesas e sofrerem Bullyng na escolas e Etc....

    ResponderExcluir
  13. Pelo fato da obesidade vir por meio da genética, a criança quando cresce ainda pode sofrer de bullying por amigos na escola ainda sem culpa. Por isso é importante que a mãe cuide bem de sua gestação para a criança ter uma vida física e psicológica saudável.

    ResponderExcluir
  14. Josiane e Wellen: A obesidade hoje em dia é assunto para ser discutido, pois é algo muito sério, e como muitos pais não se preocupam com a alimentação dos filhos. a obesidade muitas vezes começam como traumas como perda de parentes, solidão e etc. ou até pela herança genética. O problema só piora com a mídia que influencia o publico a consumir alimentos não tão saudáveis que quando consumido diariamente pode fazer muito mal e causar doenças, em casos extremos pode trazer ate a morte.

    ResponderExcluir
  15. Alline Gomez 2D

    Tudo bem que nos dias de hoje esportes e alimentação saudável são coisas difíceis ainda mais na fase de criança.
    Os pais tem um pouco de culpa em especial a mãe pois na não teve uma gravides saudável, assim ela gera uma identidade genética no filho e muitas vezes é essa identidade que vai definir se a criança vai ser obesa ou não.
    Se na faze de 0 a 5 anos os pais terem controle sobre seus filho e lhe ensinarem a preferir uma pera ao invés de um doce, quando essa criança crescer ela vai se tornar um adulto mais saudável devido-a boa alimentação e assim diminui os ricos de doenças como as citadas acima.

    ResponderExcluir
  16. Aline Mendes 2°D


    Hoje em dia a obesidade anda crescendo cada dia mais,pelo fato que não se cria mais hábitos de comer frutas coisas saudáveis.E os pais tem uma parcela de culpa por mau hábitos alimentar na gravides e não incentivar seu filho na infância comer frutas e verduras.E isso lá na frente pode causar sérios problemas de saúde.

    ResponderExcluir
  17. Felipe Galdino 2F

    Na minha opinião a obesidade está relacionada sim a genética pois em alguns casos esse tipo de problema vem de pai para filho! Não só a genética mais hábitos que passa de pai pra filho etc.. A Educação familiar está influenciando seus filhos a adquirindo doenças como diabete, problemas com a sociedade, respiratórios e cardíacos..

    ResponderExcluir
  18. Marcos Paulo Da Fonseca 2°F n:32

    Pode ter sim uma participação da genética no sangue pois um Pai ou seja um familiar que seja parte da família inclui uma parcela de culpa, pois com eles traz má alimentação,mau hábito e diversos problemas como diabetes distúrbio alimentar e etc. As crianças de hoje em dia não frequenta mas a rua como antes jogar bola, pião,pega a pega pequenas brincadeiras que ajudam bastante no IMC da pessoa ou seja o peso,elas não tem noção o quanto é ruim permanecer em casa diariamente jogando vídeo game ou mexendo no computador isso só traz males a própria pessoa. a juventude esta completamente "iludida" com esses novos recursos que a passar do tempo vão evoluindo a cada dia mas . isso só traz consequências a juventude

    ResponderExcluir
  19. Felipe Fernandes 2F;;;;;N-11


    na minha opiniao obesidade pode ocorrer com a criança antes mesmo de seu nascimento, por "maus" hábitos alimentar dos pais;;. Pode vir junto com a genética que a criança carrega e também por maus hábitos alimentares e falta de exercícios físicos regulares durante a vida.porque hj em dia a criança prefere muito mais assistir tv ..do que pratica um esporte ..e isso causa cada vez mais a obesidade .. Por isso é recomendável manter uma rotina de exercícios físicos e uma boa dieta alimentar regular.

    ResponderExcluir
  20. Franciely Torres Da Silva 2ºF Nº15

    Bom a obesidade esta relacionada sim na genética pois pode ter vindo dos seus pais,esse problema,porem a criança pode também nascer normal e com o tempo ficar obesa por que depende da maneira que os pais criam seus filhos da maneira que eles alimentam seus filhos,se não alimentam de uma maneira correta e saudável pode ocorrer uma obesidade sim no decorrer do tempo, ou entõ ja nasce obeso no caso ele tem a genética dos seus pais .

    ResponderExcluir
  21. bruno de souza paiva 2°f joviano joviano satler de lima
    as possibilidades de uma criança nascer obesa pode tanto ser causada pela má alimentação da mãe na gravidez ou pela genética.
    e possivelmente também os filho dessa criança poderá nascer obesa ou não pelos mesmos motivos.
    a criança que nascer obesa poderá ter muitos riscos como doenças cardíacas diabetes problemas com o desenvolvimento e etc.
    isso também não prejudica apenas por causa dos problemas de saudê mas também com a auto estima da criança e possivelmente também poderá ser vitima de bulyng

    ResponderExcluir
  22. mislene santana de jesus 2*F N*35

    Bom a obesidade infantil ela pode vir antes mesmo do nascimento da criança,pois ela pode ter uma participação genetica no sangue. a criança por sua obesidade pode sofrer por bullying na escola e sofrer muito no seu dia dia.

    ResponderExcluir
  23. Acho que grande parte desses casos de obesidade vem da genética dos pais, mais também é adquirida com o tempo.Muitos casos acorrem por que a pessoa fica muito tempo na frente do computador e videogame e se alimenta tbm na frente de aparelhos, e com isso ocorre a falta de exercicios que ajuda a ter obesidade e com isso vem as doenças, tais como : problemas cardiacos, problemas respiratorios e outros.

    ResponderExcluir
  24. kelly alves do santos n*24 2*f

    na minha opnião a obesidade pode ocorrer antes mesmo do nascimento ,por alimento excesso que pode causar doenças cardíacos diabetes e causar obesidade na criança que pode sofrer muitas humilhação na escola.

    ResponderExcluir
  25. Plínio Aneor 2°G

    É o seguinte . Mães que engravidarem querem ter seus filhos obesos ? Se querem comam muita porcaria durante a gestação pra ele já vim com a genética para ser uma criança obesa dai ela vai crescer ela vai querer continuar obeso será ?
    C cada pessoa ter vergonha na cara não existiria obesidade . Bem mas tem aquelas pessoas depressivas q quando estão de premidas comem pra caramba ai eu já não sei c tem cura a não ser um calmante .

    ResponderExcluir
  26. Pesquisas recentes indicam que se um dos pais de uma criança é obeso esta tem 50% de chances de se tornar uma crinça ou/e adulto tambem obeso, caso ambos os pais sejam obesos as chances aumentam para 100%, um dos fatores responsaveis pela obesidade infantil é a "construçao" do sistema limbico do feto, que é, assim por dizer construido, desde a gravidez; a mae projeta para a criança que tipo os alimentos que esta sentira prazer em comer,assim, se um abito mais saudavel ou nao. Entao, este "gene da obesidade" pode ser anulado ou ao menos, se um dois pais ou os dois forem obesos, pode diminuir essa condiçao de obesidade com a alimentaçao durante a gravidez, tambem importante, é o controle da alimentaçao desta criaça durante a infancia.
    agora, se um ou ambos os pais forem obesos e na gavidez esta mae controla sua alimentaçao, por "preparar" o sistema limbico do seu bebe para que ele seja pre disposto a alimentos saudaveis, como ficaria a condiçao deste gene de obesidade da criança, é anulado, amenizado ou coisa do tipo?
    ah, ri muito com comentario do Plinio kkk, bem direto !
    Nicole, 29 do 2°G

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário está ótimo e com Autenticidade Calculada: 100 %

      PARABÉNS QUERIDA

      Excluir
    2. *_* obrigada prof°
      e aproposito, adorei seu depoimento e o das outras professoras tambem !

      Excluir
  27. Gabriel Jesus N° 16 2° G

    Então a obesidade não é muito legal mas hoje em dia é muito comum , além do mas ela não tem beneficio nenhum por causa que deixa as pessoas sedentárias sem vontade viver por que sabem que vão ser Zuadas por serem fofinhos por isso isso vão ter filhos fofinhos por que vão ter genéticas de serem fofinhos . Simples

    ResponderExcluir
  28. Diego Rodrigues 2°G
    Quando bebes a mães e familiares empurram comida e besteiras para a criança comer. Quando crescem seguram um problema caro e difícil de resolver. Vamos cuidar de dieta da criança desde o nascimento. pra que venha a ser um adolescente e um adulto saudável,todos temo que tomar cuidado e cuidar das crianças para acabar com a obesidade em fantil!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Lucas 2°G
    Na minha opinião a obesidade pode ocorrer antes mesmo do nascimento ,por alimento excesso que pode causar doenças cardíacos diabetes e causar obesidade na criança que pode sofrer muitas humilhação na escola.

    ResponderExcluir
  30. Marcos Vinicius 2ºE Nº15

    Como a obesidade pode provocar alterações metabólicas múltiplas que contribuem para doenças cardiovasculares (coronariopatias hipertensão arterial trombose venosa)diabetes mellitus, dislipidemias,afecções pulmonares,renais biliares e certos tipos de neoplasias e etc..
    também a influencia biologica na obesidade tem crecido rapidamente o conhecimento sobre os componentes biológicos da regulação do peso. O pensamento atual em pesquisa sobre obesidade parte do princípio de que todo indivíduo tem um peso corpóreo geneticamente programado, através de um "set point" . Alterações nos níveis de atividade física (portanto, gasto energético) e de ingestão alimentar, tendem a manter o indivíduo no seu "set point" de peso.

    ResponderExcluir
  31. marcos vinicius 2ºE Nº15

    site muito bom recomendo !!! gostei :)

    ResponderExcluir
  32. Joyce Lima dos Santos 2° E n° 10

    Em minha opinião a obesidade esta afetando cada vez mais crianças e jovens pois hoje em dia não há mais brincadeiras ,como : corridas , pega pega . Hoje em dia as crianças só pensam em ficar em frente ao computador , jogando Vídeo-game , ou brincadeiras em que faça sentados . Sem ao menos saber que isso pode estar mesmo prejudicando a saúde . O que também causa a obesidade infantil são os alimentos calóricos em que os pais compram sem pensar na saúde dos filhos ,
    Crianças de 10 anos hoje são sedentárias , ao contrario de alguns anos atras , de que a maioria eram saudáveis
    Em suma concluo que , crianças com obesidade , esta cada vez mais presente em todo lugar , podendo assim tendo muitas doenças como derrames e infartos , tomando cuidado , não terão problemas

    ResponderExcluir
  33. Crianças e adolescentes obesos tem maior disposição a se tornar adultos obesos aumentando mais risco quando os paios são também obesos ou quando contém diabetes , e a criança também poderá conter a doença . 2 * E JEFFERSON

    ResponderExcluir
  34. cleverson carlos 2ºe nº38

    a gostei do site fala muito bem sobre os riscos da obesidade na infância e os seus riscos ...recomendo a pessoas obesas a aprender a se alimentar melhor e ter uma vida de saúde

    ResponderExcluir
  35. Marcos Vinicus 2ºe nº15
    gostei muito desse site mesmo eu não sendo obeso sei que os riscos são grandes para quem é ....sei que não me alimento muito bem mais agora me alimentarei melhor para não ficar obeso quando crescer..mesmo não tendo genetica para ficar obeso :) .....site muito bom recomento muuuuuuito !!!!

    ResponderExcluir
  36. Letícia Carolaine da Silva N:26 Serie:2 F
    Hoje em dia a obesidade foi esquecida,não só pelos obesos,mais também pelo governo.Uma pessoa que sofre com obesidade além dela sofrer bullying,ela não consegue se manter na sociedade,e, isso é muito triste e o governo não está nem um pouco preocupado com a obesidade.

    ResponderExcluir
  37. Byanka Gabriela Batista 2 f Numero:07.
    Bom o índice de obesidade esta sendo muito maior hoje em dia a maior parte da população obesa são os adultos mais boa parte são crianças de ate 5 anos de idade são obesas.

    ResponderExcluir
  38. Franciely Torres 2ºF nº 15

    continuando o que eu ja disse,
    Hoje a obesidade infantil passou a ser um problema muito serio de saúde.
    E ja virou uma epidemia nessa faixa de idade,Tenho para mim que o controle da obesidade começa em casa com alimentações corretas e atividades fisicas .
    Mais temos também os que nascem obesos ou seja pela genetica, pode ser que seus pais ou alguem da familia seja obeso porem ele nasce obeso ou pode ser que nassa normal, e com o tempo dependendo da sua alimentação e atividades fisicas como eu ja disse, pode ser que ele se torne obeso. por isso temos que saber se alimentar bem e fazer atividades fisicas sempre que poder .

    ResponderExcluir
  39. Marcos Paulo Da Fonseca N°32 2°F

    continuação ..
    O estudo, publicado na revista especializada American Journal of Clinical Nutrition comparou 5 mil pares de gêmeos idênticos e não idênticos e descobriu que 77% das diferenças entre seus índices de massa corporal e circunferência da cintura eram determinadas pelos genes.

    Os especialistas, da University College of London, explicam que estudos com gêmeos são uma boa forma de testar como a carga genética ou o meio interferem no desenvolvimento das pessoas.

    Gêmeos idênticos têm exatamente os mesmo genes, enquanto os não-idênticos dividem metade da carga genética.

    No entanto, afirmam os pesquisadores, pelo fato de eles nascerem ao mesmo tempo e crescerem no mesmo ambiente, eles provavelmente têm os mesmos hábitos alimentares.

    Isso permite que cientistas possam determinar o quanto da diferença entre os pesos dos gêmeos pode ser atribuída ao meio ou aos genes.

    Na pesquisa, os especialistas concluíram que o efeito do meio contava menos do que a carga genética.

    “É errado colocar culpa nos pais para o excesso de peso das crianças porque é mais provável que o problema esteja na genética”, disse a coordenadora do estudo, Jane Wardle.

    A pesquisadora salientou que os resultados não significam que uma criança com pré-disposição genética para obesidade se torne obesa e salientou que é importante “oferecer uma dieta saudável para protegê-las do risco de obesidade

    ResponderExcluir
  40. Alisson Guimarães De Souza 2° F N° 1
    Na minha opinião a obesidade está relacionada sim a genética pois em alguns casos esse tipo de problema vem de pai para filho Não só a genética mais hábitos que passa de pai pra filho etc , As crianças de hoje em dia não frequenta mas a rua como antes jogar bola, pião,pega a pega pequenas brincadeiras que ajudam bastante no IMC da pessoa ou seja o peso,elas não tem noção o quanto é ruim permanecer em casa diariamente jogando vídeo game ou mexendo no computador isso só traz males a própria pessoa , Pesquisas recentes indicam que se um dos pais de uma criança é obeso esta tem 50% de chances de se tornar uma criança ou/um adulto tambem obeso .
    Ta Ai Meu Comentario rssss

    ResponderExcluir
  41. Luana Silva n°28 2°f


    A obesidade infantil pode ser causada por vários fatores :Como algo genético ou seja a criança já pode nascer com a obesidade infantil. E na maioria das vezes a criança não praticam exercicios fisicos e se alimentam mal .

    ResponderExcluir
  42. Felipe Galdino: continuação da postagem anterior...
    Em alguns casos a as maiorias das crianças que obtêm mal comportamento alimentar que desenvolve diabete, e adquirir a síndrome metabólica ou seja ficar (imune a insulina) as células do corpo humano fica cada vez mais resistente a insulina e a criança começa a engordar. (Testes em camundongos mostra que bactérias pode alterar a forma em que a comida foi absolvida alguns cientistas acredita que pode ser mais uma forma para luta contra a dia bete)..

    ResponderExcluir
  43. Byanka Gabriela Batista 2:F Numero: 07 Continuação da compostagem anterior
    A obesidade genética é o que definem quando a mãe por ter uma alimentação errada durante a gravidez dá a luz um bebê predisposto a ser uma pessoa obesa. isso acaba fazendo com que a criança não tenha uma infância saudável para que a criança nasce saudável a mãe do bebê Durante a gravidez tam que ter uma alimentação saudável.

    ResponderExcluir
  44. Deu para entender e que muitas crianças nascem obesa por causa da mãe que na gravidez não teve uma sua saúde saudavel .. Por isso e importante a mãe cuide bem de sua gestação para que a criança ter uma vida fisica e psicologica saudavel .Muitas vezes as crinças fica obeso apartir dos 5anos de idade por que maiorias delas fica em fente da tv e não brinca e por isso ela acaba ficando obesa por que com e muitas "guluzeimas" Taiane Analia N°34 2°G

    ResponderExcluir
  45. Deu para entender e que muitas crianças nascem obesa por causa da mãe que na gravidez não teve uma sua saúde saudavel .. Por isso e importante a mãe cuide bem de sua gestação para que a criança ter uma vida fisica e psicologica saudavel .Muitas vezes as crinças fica obeso apartir dos 5anos de idade por que maiorias delas fica em fente da tv e não brinca e por isso ela acaba ficando obesa por que come muitas "guluzeimas" Taiane Analia N°34 2°G

    ResponderExcluir
  46. Karoline de Jesus Silva Nº 11 2ªE

    A abordagem do assunto que esta ficando cada dia que passa mas serio, realmente os jovens, como também as crianças estão ficando cada dia mais obesas devido a vida sedentária .
    Além dos pais não controlarem a alimentação das crianças, elas ficam muito das vezes sozinhas em casa, não tendo quem preparem uma alimentação saudável.
    Com isso elas ficam o tempo todo sentadas diante dos aparelhos tecnológicos mais variados possível , assim seu metabolismo vai mudando, seu corpo modificando e sua saúde cada vez mais ruim.
    Muitas crianças também já nascem obesas, por causa da gestação da mãe que não teve uma alimentação muito saudável, muitas das vezes as crianças não pega o abito de comer verduras, coisas mais light por isso ficam com obesidade mórbida .

    ResponderExcluir
  47. Janine n*40 (2*E)
    Se uma pessoa que nasce obsa ela devera investir em adotar hábitos de vida saudável durante sua adolescência e além disso se consultar no medico pra que não tenha outras doenças , buscar diagnósticos de tratamento se aver algo de a normal doenças comuns ( diabetes,hipotioreoidismo, compulsão alimentar e etc) ...

    ResponderExcluir
  48. TAINÁ CRISTINA n°35 2°G.
    CLARAMENTE OS PESQUISADORES CONFIRMAM QUE SE UM DOS PAIS FOR OBESO, A CRIANÇA JÁ TEM CHANCE 100% DE SE TORNAR OBESA.
    CONSERTEZA QUANDO A CRIANÇA NASCER JÁ VAI SER OBESA,OU SEJA JÁ VEM DE FAMÍLIA.
    PORQUE DURANTE ESSE PROCESSO ELES NÃO TEVE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDAVÉL, NÃO INGERIU ALIMENTOS QUE FAZIAM BEM PARA O NASCIMENTO DA CRIANÇA E O CRESCIMENTO DELA.
    PARA ESSA CRIANÇA DEPOIS DO NASCIMENTO OCASIONANDO ASSIM , GRANDES CHANCES DE PROBLEMAS ( CARDIACÓS, PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS).ETC.
    POR NÃO ESTÁ INGERINDO ALIMENTAÇÃO SAUDAVÉL E VEM ACITORNAR OBESA.
    NOME:TAINÁ CRISTINA N°35 2°G.
    PROFESSORA: CLAUDIA CRISTINA.
    MATÉRIA: BIOLOGIA.
    ESCOLA: JOVIANO SATLER DE LIMA.

    ResponderExcluir
  49. Alyne Rodrigues nº02 2 º F

    bom na minha opinião a obesidade pode tanto ser genetica como tambem pode não ser... pois pode depender dos cuidados dos seus pais com uma boa alimentação exercicios fisicos comidas saudaveis , mais tambem tem crianças que ja é obeso pela genetica alguem da familia é obeso e ele nasceu assim tambem

    ResponderExcluir
  50. Plínio Aneor N° 31 2°G

    A obesidade vai ser um negocio que só vai crescer daqui pra frente por que a população ta crescendo bastante e com a população crescendo também ta crescendo a tecnologia com computadores mas modernos , Videogames muito maneiro televisões gigantes tudo que prende a pessoa ainda mas dentro de sua casa deixando a sem vontade de fazer coisas que eles precisem andar correr pular pra ser mas exato fazer as coisas que eles tenham que levantarem a bunda deles da cama ou sofá .

    ResponderExcluir
  51. Kathleen Campos da Silva Nº37 2ºE

    Dados de pesquisa do Ministério da Saúde também mostram que 51% da população acima de 18 anos está acima do peso ideal. Isso mostra que não é so as crianças que estão acima do peso. Mais a obesidade é uma doença universal, na terra dos Hamburguês (EUA) a obesidade atinge 27,7% da população. Temos que parar e pensar no que estamos fazendo com nossa saúde. Devemos praticar mais esportes, comer alimentos saudáveis para que com isso nós possamos ter uma vida mais saudável.

    ResponderExcluir
  52. marilene vendrami n°28 2°G

    Bom em minha opinião a obesidade é genetica, vemos muitos por ai mãe e pai obeso e o filho acaba sendo obeso também porque cresci vendo e comendo besteira com os pais como bolacha, lanche e muito outros e criança que já nasci obesa por causa da mãe que comeu muita besteira na gestação em vez de ter uma alimentação mais saudável comendo saladas, frutas e outros,a criança na escola sofre bullying sendo chamando de gordo e isso é desagradável para uma criança, então uma criança precisa ter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos para ter uma vida mais disposta.

    ResponderExcluir
  53. NOME: CLAUDIA CRISTINA S. SANTOS NÚMERO: 09 SÉRIE: 2ºG

    A obesidade é causada pela má alimentação , tanto na gravidez , quanto na fase adulta. Atualmente , estudoas apontam que a maioria dos casos de obesidade , é causada no periodo de gestação do feto , isso passa ser genética , por exemplo , uma gestante , normalmente não tem hábito de comer alimentos saudáveis (como uma corrente , passando de pai para filho) , e acaba se alimentando incorretamente , consumindo alimentos com grande quantidade de açúcar , carboidratos , sendo assim , o feto tem bastante chance de tornar-se obeso durante sua infância.
    A obesidade também é um problema psicológico , causado por nervosismo , más condultas alimentares e falta de exercícios físicos.
    O mais indicado é , que as grávidas , durante a gestação , tenha uma boa alimentação , reduzindo alimentos com: gorduras , açúcar e carboitrados , e aumente as vitaminas , nutrientes e minerais , para que o bebê possa nascer bastante saudável e com muita saúde.

    ResponderExcluir
  54. Nome: Sheila de moura pereira n°26 2°E

    Na minha opinião a obesidade infantil está afetando muitas crianças nos dias de hoje, pois os pais não cuidam da alimentação saudável para seus filhos e já não ligam se eles praticam exercício físico.
    Muitas da vezes a criança já nasce obesa pois a mãe na gestação não se alimentou bem comeu só alimentos com grande porcentagem de gordura e muitas guloseimas.
    as crianças e adolescentes só comem guloseimas e alimentos com grande porcentagem de gordura como por ex: massas, bala , salgadinho e etc.. e ficam na frente de televisão , vídeo-game e computadores, não comem mas frutas nem praticam atividades físicas.
    muitos já não ligam mais deveriam procurar ajuda médica antes que seja tarde pois a obesidade pode causar doenças respiratórias e cardiácas.

    ResponderExcluir
  55. Nome:Thaiz Larissa Rodrigues n°28 2°E

    Nos ultimos 30 anos a obesidade cresceu 5 vezes mais no Brasil...

    Existe varios fatores que causam a obesidade infantil tais como:sedentarismo e uma dieta com poucos alimentos ricos em vitaminas,calcio,ferro e outro nutrientes.como consequencia desses fatores surgem os problema de saude como:ipertençao,disturbios hormonais,alteraçeos na postura e colesterol alto,prejudica muito a infancia e ate mesmo quando forem adultos.
    Existem casos que as crianças nascem obesas pelo fato que quando a mae estava gravida ela tinha uma alimentaçao pobrissima em nutrientes isso fez que o feto tivesse o consumo do mesmo,e a criança acaba crescendo tambem com doenças que pode causar obesidade ao decorrer do tempo

    ResponderExcluir
  56. Nome: Luana Dourado Braga n°12 2°E
    Quanto a obesidade infantil , penso que pode sim, ser gerada pelo gene, passada de pais para seus filhos. Se seus pais não tem o hábito alimentar saudável e tem uma vida sedentária, automaticamente seus filhos seguirão seu caminho, acredito que 98% das crianças irão seguir.
    Os pais acham lindo um bebê gordinho, cheio de "carne" pra apertar, não é mesmo? Ai vem aquela história do docinho e do salgadinho antes das refeições principais que os pais acham que não tem problema algum, pois é ... Tem e muito, daí surge uma criança sedentária.
    Outro fator que pode causar o obesidade nas crianças é a ansiedade , que faz uma pessoa ou comer menos que o normal ou bem mais do que o normal.
    Para uma criança crescer e se desenvolver com saúde é fundamental possuir uma rotina ativa, com muita brincadeira, bicicleta, esportes, além de realizar as refeições em horários e locais adequados e além de tudo muito incentivo de seus pais e mudanças alimentares dos mesmos, pois a influência da família faz parte para o futuro saudável de seus filhos.

    ResponderExcluir
  57. Ianca Mayuri 2º E

    Existem sim vários fatores para a obesidade um deles seria por genética como por exemplo uma criança tendo pais obesos pode herdar de seus pais a obesidade ou até mesmo uma criança ter seus pais magros totalmente saudáveis e nascerem obesos mais isso ocorre devido a má alimentação que a mãe teve no período de gestação que fez com que o seu filho criasse a obesidade e assim fazendo que isso faça parte da sua genética.

    ResponderExcluir